Muito se fala sobre os cuidados que devemos ter durante o verão, desde a pele até uma atenção redobrada à hidratação. No entanto, não podemos esquecer de um item fundamental: os cuidados com a alimentação no verão

Nessa época do ano, há um maior número de atendimentos em hospitais e pronto-socorros devido à intoxicações alimentares e ingestão de alimentos que causam vômitos, diarreias, mal estar, entre outros malefícios.

Neste post você irá conferir algumas dicas essenciais para uma alimentação saudável e segura durante todo o verão. Acompanhe!

Alimentação no verão: 5 cuidados fundamentais

1.Evite bebida alcoólica em excesso

Bebidas alcoólicas aumentam a diurese, o que pode causar desidratação. Muitas vezes, há a falsa sensação de que bebidas refrescantes como cerveja e caipirinha, podem ser boas opções para lidar com o calor. No entanto, o calor leva à transpiração e provoca uma acelerada perda de líquidos, aumentando, assim, o risco de desidratação.

2. Atenção redobrada à higienização dos alimentos

Durante essa época do ano, a proliferação de bactérias e microorganismos nos alimentos é maior. Portanto, é essencial atentar-se e realizar a higienização das mãos e dos alimentos antes de manusear ou consumi-los, principalmente frutas, legumes e verduras.

3.Beba pelo menos 2 litros de água por dia

Beber bastante água é a chave para ter uma imunidade fortalecida no verão, assim como manter o bom funcionamento do organismo. Além disso, esse hábito auxilia na eliminação de toxinas e melhora da absorção de vitaminas no organismo.

4.Não espere sentir sede para beber água e mantenha sempre uma garrafa com você

Existem estratégias para não esquecer da hidratação durante o dia, como o uso de lembretes no celular. Há aplicativos que monitoram o consumo diário de água e fazem o trabalho de lembrar o usuário em determinados horários do dia.

Outras bebidas podem ajudar a manter a hidratação, como a água de coco e os sucos naturais, mas cuidado com o excesso de açúcar nos sucos.

5.Modere o consumo de sal

A famosa sensação de inchaço, também conhecida como retenção de líquidos, é um sintoma comum do consumo de alimentos ricos em sódio. Portanto, tente moderar o consumo de sal durante esse período.

A dica é substituir o item por outras alternativas e  investir em temperos naturais.

6.Escolha sempre os alimentos naturais, frescos e de fácil digestão

Preparar um cardápio leve é o segredo para lidar com altas temperaturas. Por isso, evite as frituras e alimentos muito gordurosos e que dificultam a digestão.

Aposte em alimentos in natura, como legumes e verduras. Eles podem ser consumidos de forma crua ou em saladas, de acordo com a sua preferência e paladar.

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