Quem precisa realizar um exame para diabetes conta com uma série de testes que ajudam a monitorar os níveis de glicemia no sangue.
Através dos exames, o médico consegue identificar a pré-diabetes e a diabetes e, a partir do diagnóstico, indicar o melhor tratamento para o paciente.
Está precisando realizar exames para diabetes e ainda tem dúvidas sobre suas funções? Então siga a leitura e conheça os 5 principais exames para identificar ou acompanhar o estado da doença. Boa leitura!
Principais exames para diabetes
1. Exame de glicemia
O exame de glicemia é realizado para medir os níveis de glicose no sangue. A glicose é um tipo de açúcar que é transportado pela corrente sanguínea e usado como fonte de energia pelo corpo.
Através da análise da coleta de sangue é possível identificar a diabetes por meio de níveis elevados de glicose, distúrbio chamado hiperglicemia.
Geralmente, o exame é recomendado para pessoas acima dos 40 anos ou que possuem fatores de risco. Confira a tabela de valores:
-Normal: abaixo de 100 mg/dl
-Pré-diabetes: entre 100 e 125 mg/dl
-Diabetes: mais de 125 mg/dl
O paciente precisa fazer jejum de 8 horas antes de estimar a quantidade de glicose no sangue. Caso contrário, o exame pode apontar falsos resultados.
Além disso, para obter um resultado mais preciso, o médico pode ser solicitar outros exames que também identificam a diabetes, como o de hemoglobina glicada e teste oral de tolerância à glicose.
2. Teste oral de tolerância à glicose
Também conhecido como exame da curva glicêmica, o teste tem como objetivo avaliar o funcionamento do organismo exposto à várias concentrações de glicose. Em outras palavras, o exame calcula a glicemia antes e depois do paciente beber algo açucarado.
A coleta acontece em três etapas: a primeira realizada em jejum de pelo menos 8 horas, a segunda após 1 hora após a bebida açucarada e a terceira 2 horas após a primeira medição.
Este exame requer jejum de pelo menos 8 horas para que a primeira coleta de sangue seja realizada. A segunda coleta será realizada após 2 horas da ingestão de um líquido com 75 gramas de glicose diluídas em água.
Tabela de valores após duas horas de ingestão:
-Normal: glicemia abaixo de 140 mg/dl e 199 mg/dl
-Pré-diabetes: glicemia entre 140 mg/dl e 199 mg/dl
-Diabetes: glicemia igual ou superior a 200mg/dl
3. Teste de hemoglobina glicada
O teste da hemoglobina glicada, também chamado de hemoglobina glicosilada, é realizado a partir da coleta de sangue com o paciente em jejum. Com ele, o médico consegue avaliar a quantidade de glicose no sangue dos últimos 3 meses.
Veja tabela de valores:
-Baixo risco: inferior a 5,7%
-Risco de diabetes: entre 5,7% a 6,4%
-Diabetes: igual ou acima de 6,5%
O exame também é usado para avaliar a melhora ou piora da diabetes, e quanto maior forem os níveis, maior o risco do paciente desenvolver outras complicações em função da condição, como doenças cardíacas, cegueira e insuficiência renal.
4. Frutosamina
O exame de frutosamina mede os níveis de glicação da albumina. A albumina é uma proteína do sangue e a partir da sua avaliação é possível visualizar o controle glicêmico das últimas 2 semanas.
O teste é indicado quando o médico precisa saber a média de glicose em períodos menores ou quando a medição da hemoglobina glicada não é confiável.
No caso da frutosamina, os valores variam de acordo com o laboratório de análises clínicas.
5. Glicemia pós-prandial
O exame avalia os níveis glicose no sangue após a ingestão de alimentos contendo carboidratos. Isso porque os níveis de concentrações de glicose sobem cerca de 10 minutos depois de uma refeição.
Pós-prandial significa depois de uma refeição. A hiperglicemia, neste caso, é uma das primeiras alterações em pacientes diabéticos.
Tabela de valores após duas horas de ingestão
-Meta geral: 140 mg/dl
-Casos especiais: até 180 mg/dl
Se você deseja realizar um exame para acompanhar como está o seu nível de glicose e monitorar a diabetes, marque um horário e realize o procedimento em uma das nove unidades do Laboratório Unidos. Será um prazer cuidar da sua saúde.