Entre os tantos assuntos abordados sobre saúde, a imunidade continua sendo um assunto que ocupa lugar de destaque. Afinal, com tantas mudanças climáticas e fatores como estresse, falta de sono ou má alimentação, nossa saúde pode acabar ficando comprometida, dando espaço para a famosa imunidade baixa.

Nosso sistema imunológico é a maior defesa do nosso organismo contra as ameaças às quais somos diariamente expostos. Por isso, a imunidade baixa pode acabar sendo uma porta de entrada para diferentes doenças.

Se você desconfia de que algo não vai bem com a sua imunidade, acompanhe este conteúdo e veja os principais sinais que podem indicar imunidade baixa. Boa leitura!

O que é a imunidade baixa?

Nosso corpo é composto por um sistema organizado e estruturado, com diversas estruturas que nos auxiliam em ações como pensar, sentir e mover-se. Assim, o bom funcionamento do nosso organismo contribui diretamente para uma maior qualidade de vida e saúde.

Nosso sistema imunológico é composto por diferentes mecanismos de defesa, combatendo agentes nocivos quando necessário. Em alguns casos, contamos com a imunidade inata (presente desde o nascimento). Outros, adquirimos com o passar dos anos (imunidade adquirida), seja ao enfrentar alguma doença ou ao tomarmos alguma vacina específica.

A imunidade baixa ocorre quando o nosso organismo fica fragilizado, seja por um momento passageiro ou de maneira crônica. Assim, ficamos mais propensos a problemas de saúde.

Quais as causas da imunidade baixa?

Há muitos fatores que podem contribuir para a imunidade baixa, desde o resultado de uma condição ou tratamento como radioterapia ou quimioterapia, por exemplo, ou como consequência de alguma doença autoimune.

Além disso, fatores do dia a dia como estresse, má qualidade do sono, sedentarismo, má alimentação e tabagismo, também podem contribuir para a imunidade baixa.

8 sinais de imunidade baixa

1. Cansaço

Não sentir vontade e ânimo para realizar atividades cotidianas, ou se sentir constantemente cansado mesmo não tendo realizado esforço físico.

Esse é um dos principais sintomas de que algo não vai bem com a sua imunidade.

2. Extremidades corporais frias

A inflamação dos vasos sanguíneos pode ocasionar no resfriamento das mãos, pés, nariz e orelhas, quadro que pode ocorrer devido a casos graves de enfraquecimento do sistema imune

3. Doenças recorrentes

Você vive gripado ou resfriado ou com algum outro problema de saúde? Se sim, pode ser que sua imunidade esteja precisando de uma atenção maior.

4. Sono excessivo

Mesmo após uma boa noite de sono você sente dificuldades para acordar ou se sente sonolento com frequência? Se sim, pode se tratar de um sintoma de imunidade baixa.

5. Infecções constantes

Herpes oral ou genital, feridas, otites, infecção intestinal, entre outros. Essas infecções normalmente indicam problemas no sistema imune.

6. Queda de cabelo excessiva

Quando o sistema imune está fortalecido, os cabelos mostram-se mais fortes e brilhosos. No entanto, quando a imunidade não está boa, é comum que ocorra uma queda nos fios.

7. Olhos secos

Pessoas com doenças autoimunes como artrite reumatoide, por exemplo, podem sentir a visão turva, assim como a sensação dos olhos constantemente secos.

Nesse caso, é fundamental marcar uma consulta com um médico oftalmologista para investigar o problema. Além de reforçar a imunidade.

8. Constipação ou diarreia

A constipação pode indicar algum tipo de problema no sistema imune, já que ela retarda a ação peristáltica. Isso significa uma má absorção de nutrientes, essenciais para fortalecer a imunidade.

Já a diarreia, significa que algo não vai bem com as bactérias do intestino, podendo indicar que o seu sistema imunológico está sobrecarregado.

Dicas para aumentar a imunidade

  • Tenha uma alimentação saudável e equilibrada;
  • Realize exercícios físicos com constância;
  • Realize atividades que te relaxem, o que pode ser desde uma caminhada no parque até ler um livro do seu interesse;
  • Quando necessário, realize tratamento psicológico para o estresse ou ansiedade;
  • Consuma alimentos ricos em vitamina D: eles auxiliam a fortalecer o nosso sistema imune.

Há qualquer sinal de imunidade baixa, busque ajuda médica e realize os exames necessários orientados pelo profissional. Cuide-se e viva com mais saúde!

Conte com o Laboratório Unidos

Há mais de 50 anos, o Laboratório Unidos se dedica a levar saúde e qualidade de vida a todos os nossos clientes, através de exames laboratoriais e um atendimento de excelência.

Para agendar o seu exame conosco, entre em contato através do nosso whatsapp (48) 99177.7017 ou pelo email atendimento@unidos.com.br.