A gravidez é uma das fases mais importantes da vida de uma mulher. Para se preparar desde cedo e oferecer toda a dedicação que o bebê necessita, é importante utilizar métodos confiáveis que comprovem a gestação o quanto antes. Nas avaliações médicas, o exame de gravidez mais utilizado é o Beta HCG por se tratar de um procedimento eficiente e com alto índice de acerto. Saiba mais sobre este importante exame!

O que é Beta HCG?

O Beta HCG é um hormônio produzido durante a gravidez pelas células precursoras da placenta. Ele é um componente do hormônio gonadotrofina coriônica, conhecido como HCG, que só é produzido quando ocorre a fixação do feto na parede uterina.

O exame de gravidez tem como finalidade medir as taxas desse hormônio no sangue, sendo capaz de identificar sua presença e apontar a concentração (hcg quantitativo) no organismo, o que não é possível por meio do teste de farmácia.

Apesar de ser muito usado para detectar uma gravidez, o exame de Beta HCG também pode ser utilizado para verificar o andamento da gestação, caso o médico suspeite de algum problema. Isso porque a verificação quantitativa do hormônio permite saber se está havendo evolução, visto que ele costuma dobrar de quantidade a cada 48 horas.

Por que realizar o exame?

O exame de gravidez por meio da verificação da presença de Beta HCG é um dos mais sensíveis e confiáveis que existem para confirmar a gravidez, sendo capaz de identificá-la ainda em seu início. Dessa maneira, é possível que os cuidados comecem o quanto antes, garantindo melhores condições de saúde para a mãe a para o bebê.

O procedimento é indicado para mulheres que estão com a menstruação atrasada há mais de 15 dias ou com algum sintoma específico de gravidez. Se a paciente possui ciclo menstrual irregular, o mais recomendado é esperar até a 3ª semana de atraso para realizar o exame.

Como é feito?

O exame é feito por meio da coleta de uma amostra de sangue, que será analisada para verificar a quantidade de Beta HCG no organismo. O procedimento demora poucos minutos e não é necessário nenhum tipo de preparo prévio.

Resultados do exame de gravidez

Os resultados do exame podem variar de acordo com cada paciente ou laboratório. Mas de maneira geral, a análise é determinada pelos resultados abaixo:

  • Abaixo de 5 mIU/ml: resultado negativo, não há gravidez.
  • Entre 5 e 25 mIU/ml: resultado indefinido, geralmente indica inexistência de gravidez em curso, mas pode ser que a gestação está muito recente e a quantidade do hormônio ainda é muito baixa. Nesses casos, deve-se repetir o teste em até uma semana.
  • BhCG acima de 25 mIU/ml: resultado positivo, indica gravidez.

Em ocasiões muito raras, o Beta HCG pode apresentar falso positivo ou falso negativo. No primeiro caso, pode haver indicativo positivo devido a presença de tumor ovariano ou se a paciente faz uso de algum medicamento que contenha Beta HCG.

Já os exames que apresentam resultado falso negativo, geralmente são realizados muito precocemente, antes do atraso da menstruação, ou seja, quando a quantidade de hormônios ainda é muito baixa, mas já há uma gravidez em curso.

Em ambos os casos, o exame de gravidez deve ser realizado novamente até que se tenha o diagnóstico conclusivo. Para garantir o máximo de confiabilidade, é preciso contar com um médico especializado e um laboratório de excelência, afinal gravidez é coisa séria.

Está precisando de um atendimento de qualidade e confiável? Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso.