Não é segredo que precisamos de diversas substância para garantir o bom funcionamento do corpo. Quando nossa saúde está boa temos mais disposição para realizar atividades, para trabalhar e estamos mais dispostos para cumprir a agenda do dia – mesmo que seja extensa. 

Porém, quando nosso corpo não está de acordo, acontece o contrário: ficamos sempre indispostos. A mudança de humor, falta de motivação e fadiga estão presentes, indicando que algo está errado com o nosso organismo.

No caso das mulheres, estes sintomas podem ser causados pelo baixo índice de testosterona. Saiba a importância deste hormônio e confira algumas dicas que o Laboratório Unidos separou para te ajudar a regular o nível do componente no sangue. 

O que é testosterona?

A testosterona é muito conhecida por ser uma das principais substâncias no organismo masculino. Entretanto, a substância também está presente nas mulheres, sendo responsável por contribuir com o bom funcionamento do processo de reprodução.

O hormônio é produzido nos ovários e nas glândulas suprarrenais. A presença da testosterona é ainda mais importante no período da ovulação, isso porque o hormônio é responsável por aumentar a libídio e, consequentemente, o desejo sexual. 

Testosterona baixa

Alguns fatores podem contribuir com a baixa da testosterona no organismo feminino. Especialistas acreditam que o uso do anticoncepcional, a má alimentação, o estresse e o sobrepeso podem contribuir com a redução na produção de testosterona. 

Optar por outros métodos contraceptivos, adquirir uma reeducação alimentar e a prática regular de exercícios são fundamentais para potencializar a produção e contribuir com o bom funcionamento do corpo. 

Nos casos em que a mulher apresentar diminuição de interesse sexual, redução das fantasias sexuais ou falta de iniciativa sexual é importante procurar por um médico, já que estes são alguns do sintomas que indicam a baixa da substância no organismo. 

Testosterona alta

O excesso do hormônio também pode prejudicar a saúde feminina. Os surgimentos de acnes, queda de cabelo, pelos no corpo e voz grossa são alguns sintomas que indicam erro no produção de testosterona. 

Algumas mulheres fazem uso da substância para melhorar o desempenho na academia, mas a prática não deve ser incentivada, já que o uso excessivo e sem acompanhamento médico pode acentuar o sintomas. 

Quem faz o uso da substância sem prescrição e supervisão médica também deve estar atento ao surgimento de possíveis doenças como: câncer de mama, ovário, infarto e até mesmo trombose.  

Como posso regular a testosterona no organismo?

Com a rotina cada vez mais corrida, esquecemos de cuidar da saúde. Além do desinteresse sexual, a falta de motivação, fadiga, diminuição da massa muscular, ganho de peso e de gordura corporal também são sintomas de irregularidades na produção de testosterona. Confira algumas dicas do Laboratório Unidos. 

– Alimentação: tudo no nosso corpo é guiado pelos alimentos que ingerimos. Pessoas que possuem uma alimentação saudável têm menos chances de sofrer com diversos problemas. Alimentos ricos em zinco, vitamina A e vitamina D são os melhores para potencializar o nível de testosterona no sangue. 

Já os pratos ricos em açúcar e soja devem ser deixados de lado, já que ambos podem impactar o índice do hormônio. 

– Exercícios: A prática regular de atividades físicas também é fundamental. Tente manter uma rotina e encontre algo que você goste de fazer – seja dança ou musculação. 

– Descanso: Mesmo nos dias corridos não deixe de tirar um tempo para você. Aproveite para descansar, ler um livro ou assistir um filme. Use o tempo para ficar sozinha e relaxada. Os momentos de paz são essenciais para o bom funcionamento do organismo. 

Procure ajuda

Vale ressaltar que o médico deve ser procurado caso você perceba que algo não está normal no corpo. Ele será o responsável por avaliar como está a sua saúde e planejar o melhor tratamento para o caso, levando em consideração as substâncias e hormônios que o organismo precisa para voltar ao normal. 

Recomenda-se a coleta pela manhã ou conforme solicitação médica. O período matutino é o melhor para a coleta por conta da elevação natural da testosterona (ritmo circadiano).
Se você deseja realizar um exame para acompanhar como está o índice de testosterona, conheça as unidades do Laboratório Unidos.