A hidratação, além de inúmeros outros benefícios, é fator primordial na recuperação de quadros de doenças respiratórias, como a gripe, por exemplo, já que ajuda a amenizar os sintomas e também auxilia na recuperação do corpo. Dessa forma, manter o corpo hidratado é fundamental para o bom funcionamento do organismo. De acordo com especialistas, a recomendação diária é o consumo de 2 litros de água. Em medidas caseiras, isso corresponde a cerca de oito a nove copos.  

Porém, como trata-se de uma recomendação, a quantidade de água que precisamos ingerir diariamente pode variar de acordo com alguns fatores. Segundo o Guia alimentar para população brasileira, do Ministério da Saúde, esses fatores incluem a idade e o peso da pessoa, a atividade física que realiza e, além disso, o clima e a temperatura do ambiente onde vivem. 

Sendo assim, para algumas pessoas, ingerir dois litros de água por dia pode ser suficiente, por outro lado, esportistas, por exemplo, podem vir a precisar de três a quatro litros. Ainda de acordo com o guia, o ideal é que os indivíduos sejam capazes de regular de uma maneira eficiente o balanço do seu consumo diário de água com a quantidade que foi utilizada ou mesmo eliminada pelo organismo.

Sabemos que a maioria das pessoas tem uma certa dificuldade de ingerir esse volume de água por dia. A boa notícia é que existem algumas alternativas, mesmo porque tomar água natural não é a única maneira de se manter uma boa hidratação. Temos vários outros alimentos, frutas e legumes, e mesmo também, bebidas que contêm água, que podem entrar na sua rotina diária para dar uma variada nesse consumo. Diante disso, hoje separamos algumas dicas de alternativas de como se hidratar além do copo de água:

  • Consuma frutas, verduras e legumes ricos em água

Através da alimentação você pode contribuir também para a hidratação do seu organismo. Segundo nutricionistas, frutas e vegetais podem carregar 90% de água em sua composição, por exemplo, alguns alimentos como salada de alface, tomate e rabanete. Frutas como melancia e melão também são cheias de água, e certamente, vão fazer com que você se hidrate de uma forma diferente. 

  • Tome iogurte com sabor de frutas

Você sabia que 85% de um iogurte é composto por água? Então, se você gosta de iogurte, aposte nessa opção para o seu café-da-manhã, por exemplo. Componha com frutas também ricas em água, como morango e mirtilo.

  • Invista em águas saborizadas

As águas saborizadas ou aromatizadas são uma excelente opção para você que acha sem graça consumir água de uma forma natural. Você pode saborizar sua água com gotas de limão, folhas de hortelã e pedaços de frutas como kiwi e morangos, entre outras combinações, que acrescentam um sabor delicioso à bebida, além de um visual bem atraente. Seja criativo e crie sua própria receita!

  • Chás 

Além de ser uma boa pedida para acalmar e aliviar o stress do dia-a-dia, como o chá de camomila, erva-doce ou cidreira, por exemplo, o chá também é uma boa opção de hidratação. Porém, evite os chás preto, mate e verde, pois esses tipos de chá contém cafeína e, devido a isso, aposte nos chás naturais e de preferência, consuma sem açúcar. 

  • Sucos de frutas ou polpas congeladas

Podem ser uma ótima alternativa para a ingestão de água também, de uma forma diferente, porém o ideal é consumir ao natural, sem adição de açúcar ou adoçantes. Misture alguns tipos de frutas diversas e substitua a água por água de coco também é uma boa dica. Além disso, a água de coco auxilia na retenção de líquidos e também é rica em sais minerais e nutrientes, contribuindo na hidratação do corpo. 

Importante ressaltar que o consumo desses líquidos ou alimentos não é suficiente para suprir a quantidade recomendada de água, por isso, é fundamental o equilíbrio com a  ingestão de água natural. 

Se você precisar realizar algum exame, o Laboratório Unidos pode te ajudar. Solicite um orçamento ou entre em contato com a nossa central de atendimento pelo número (48) 99177-7017.

Será um prazer cuidar da sua saúde.