Os distúrbios hormonais femininos não aparecem apenas na menopausa. Existem outros fatores que podem desencadear a queda ou o aumento da produção de hormônios, como a puberdade e a gravidez.
Os hormônios são produzidos pelas glândulas endócrinas e funcionam como mensageiros para o controle do funcionamento do corpo. Eles são responsáveis por permitir e controlar o crescimento, a reprodução, o metabolismo e outras funções.
É muito importante estar atenta aos sinais que podem indicar uma possível alteração nos níveis hormonais. Um endocrinologista deve ser consultado para o diagnóstico correto e tratamento adequado.
Distúrbios hormonais e menopausa
Durante a menopausa, ocorre a diminuição gradativa da menstruação até cessar completamente, e a queda da produção do hormônio estrogênio. Alguns dos sintomas causados pela menopausa incluem ondas de calor, suor excessivo, alterações de humor e sono e ansiedade.
Existem outros períodos que também causam alterações hormonais, como a puberdade, a gravidez e o próprio ciclo menstrual. Entre outros fatores que podem desencadear distúrbios hormonais estão o estresse, excesso de peso e a má alimentação, além de doenças e condições como a diabetes, o hipotireoidismo e ovários policísticos.
Gravidez
Durante a gravidez, ocorre o aumento de estrogênio e progesterona que, após o nascimento da criança, cai para os níveis normais. A queda dos níveis desses hormônios está relacionada à possibilidade de desenvolvimento da depressão pós parto.
A Prolactina é um hormônio produzido durante a gravidez e estimula o aumento das mamas e a produção do leite materno pelas glândulas mamárias. A produção excessiva de prolactina pode levar à infertilidade.
Outros hormônios
Os problemas hormonais nem sempre são relacionados ao estrogênio e progesterona. Nosso corpo produz muitos outros hormônios, como a insulina, que é produzida pelo pâncreas e responsável pela redução da glicose no sangue. A Diabetes tipo 1 acontece quando o pâncreas não produz a quantidade necessária de insulina.
A tireóide é responsável pelos hormônios T3 e T4. Quando em excesso, condição chamada de hipertireoidismo, esses hormônios aceleram o metabolismo e causam irritabilidade. O hipotireoidismo ocorre quando a produção é menor que o ideal, podendo desacelerar o metabolismo.
A melatonina é responsável pela regulação do sono e tem sua produção aumentada em ambientes escuros e silenciosos. Por esse motivo, um ambiente sem fontes de luz durante a noite proporciona uma rotina de sono mais saudável.
Causas comuns
Os distúrbios hormonais podem ser causados por inúmeros fatores. Entre eles, condições de saúde, como a diabetes, ovários policísticos ou a malformação de glândulas endócrinas.
Outras causas comuns incluem a má alimentação e alterações psicológicas, como o estresse. O uso de alguns medicamentos também pode causar alterações na produção de determinados hormônios.
Sinais de distúrbios hormonais
Entre os sintomas mais comuns causados pelo desequilíbrio hormonal estão a insônia, a má digestão, o cansaço intenso, a fome excessiva, a ansiedade, a menstruação desregulada e alterações de humor. Alterações na pele, como o aparecimento de acne, também pode indicar alterações hormonais.
Com o aparecimento desses sintomas, é essencial buscar a ajuda de um médico endocrinologista para o correto diagnóstico e tratamento.
Diagnóstico
A partir da descrição dos sintomas, o diagnóstico é feito pelo médico endocrinologista com a ajuda de exames de sangue, que mostram os níveis hormonais, e de imagem, que podem mostrar a presença de tumores e o tamanho das glândulas.
Todos os exames devem ser analisados e interpretados pelo médico, que poderá identificar a causa do distúrbio hormonal e planejar o melhor tratamento para cada caso.
Tratamentos
O tratamento vai depender da causa do problema e de qual hormônio está em falta ou sendo produzido em excesso. A reposição hormonal é um dos tratamentos para que os hormônios voltem aos níveis normais, recomendado principalmente para mulheres no período da menopausa e para casos de hipotireoidismo.
Outros tratamentos incluem a suspensão do uso de algum medicamento, mudanças de hábitos e alterações na dieta. Somente um médico poderá identificar a causa do distúrbio e planejar o tratamento mais eficaz.
Procure ajuda médica
Se notar algum sintoma que pode indicar um distúrbio hormonal, procure um médico. Ele será o responsável por analisar o resultado dos exames, fazer o diagnóstico correto e planejar o tratamento adequado.
Se você precisar verificar seus níveis hormonais, o Laboratório Unidos pode te ajudar. Temos nove unidades, sempre perto de você. Clique abaixo e solicite um orçamento.