O junho vermelho simboliza a luta pela doação de sangue e a conscientização em prol do ato de doar. Conforme dados do Ministério da Saúde, o Brasil conta com 1,6% de doadores – a cada mil pessoas, 16 doam. O índice está de acordo com os parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), mas é sempre bom relembrar a importância da causa.

O mês também marca o Dia Mundial do Doador de Sangue – celebrado em 14 de junho. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), parabenizando as pessoas que já aderiram a causa e incentivando aquelas que ainda não são doadoras.

No Brasil existem 106 hemocentros que oferecem sangue para hospitais públicos e privados. A doação pode contribuir com a saúde do próximo e salvar vidas. Se você ainda não é um doador, acompanhe os benefícios, critérios e locais para realizar a doação.

Como é realizada?

O procedimento é rápido e sem dor. O primeiro passo é realizar o cadastro. Depois o indivíduo passa por uma pré-triagem onde são verificados os batimentos cardíacos, pressão arterial e temperatura.

Em seguida é feita uma entrevista individual com o paciente, avaliando antecedentes e o quadro da saúde atual. Realizar uma análise do doador pode evitar problemas para o indivíduo e para quem vai receber o sangue – algumas patologias e situações inibem a doação.

Caso a pessoa tenha êxito em todas as fases, o próximo passo é doar. Muito parecido com um exame de sangue, são coletados cerca de 450 ml do líquido e amostras para exames laboratoriais.

O recomendável é que o paciente permaneça por 15 minutos no local – para acompanhamento. É importante consumir muita água durante o dia e realizar uma refeição após a doação.

Os médicos alertam: após o procedimento não é indicada a realização de atividades físicas, os fumantes devem consumir tabaco após 2 horas, não é recomendável dobrar o braço em que foi realizada a punção e o curativo deve ser retirado após 4 horas.

Critérios para doação

A doação não é permitida para todas as pessoas. Existem casos e doenças que impedem o doador de realizar a ação, já que o procedimento tem que ser seguro  para quem está doando e para quem vai receber o sangue. Acompanhe os critérios:

– Saúde em dia;
– Ter entre 16 e 69 anos de idade – candidatos menores de 18 devem estar com responsável;
– Peso mínimo de 50 kg;
– A primeira doação deve ser feita antes dos 60 anos;
– Não estar de jejum;
– Alimentação balanceada antes da doação;
– Sono de, no mínimo, 6 horas;

– Não ter consumido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;

– Não fumar 2 horas antes da doação.

Quem não pode doar?

Existem alguns impedimentos temporários que impossibilitam a doação: pessoas que estão com gripe, resfriados, mães que amamentam crianças com menos de 12 meses, gestantes, mulheres que passaram por aborto nos últimos 90 dias e até 180 dias após a cesariana, além de indivíduos que realizaram acupuntura ou sessões de tatuagem nos últimos 12 meses, pessoas em exposição à AIDS ou que sofrem de herpes labiais.

Já quem possui doença de chagas, contraiu hepatite após os 11 anos de idade, portadores dos vírus HIV (AIDS), HBC (Hepatite B), HCV (Hepatite C), HTLV, lepra, hipertireoidismo, tireoidite de Hashimoto, diabetes, câncer, doença auto-imune e quem utiliza drogas injetáveis não podem ser doadores de sangue. Outras variações serão analisadas durante a triagem com o especialista.

Faz bem ao próximo

Doar sangue pode mudar a vida do próximo. Por ser um elemento que não conta com reposição, muitas pessoas vivem nas filas de espera para transfusão de sangue – procedimento necessário em casos de hemorragia, anemia forte e câncer.

Quando acontecem acidentes, os bancos de sangue são acionados para tentar salvar a vida dos indivíduos. Infelizmente, nem sempre existe sangue suficiente para ajudar todos que precisam, mas o cenário pode mudar com a conscientização.

Mulheres devem doar a cada 90 dias e homens podem doar a cada 60 dias. Quem trabalha em regime CLT recebe um dia de folga por conta do ato.

Locais para doação

Se você deseja ser um doador de sangue, o Laboratório Unidos preparou uma lista com os locais que realizam o procedimento.

Florianópolis

– Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC)

Endereço: Av. Prof. Othon Gama D’Eça, 756 – Centro, Florianópolis
Horário: Segunda a sexta, das 7h15 às 18h30 e sábado, das 8h às 12h30
Contato: (48) 3251-9700

– Unidade de Coleta de Doadores de Sangue do Hospital Universitário da UFSC (Hospital Professor Polydoro Ernani de São Thiago)
Endereço: R. Profa. Maria Flora Pausewang, s/n, Ed. Voluntária Dona Cora – Prédio da AAHU – Trindade
Horário: Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h
Contato: (48) 3721-9114 ou (48) 3721-9859

Não deixe de ser um doador. A sua atitude pode ajudar o próximo. Se você deseja realizar algum exame antes da doação, conheça os postos de coleta do Unidos. Será um prazer ajudar a cuidar da sua saúde.