A Covid-19 popularizou ainda mais uma avaliação que já era bastante realizada na rotina laboratorial, o exame PCR.
Seu objetivo, nesse caso, é a identificação do vírus presente na amostra.
Mas o PCR tem outras aplicações, como para saber o sexo do bebê antecipadamente, antes do ultrassom.
Saiba, neste artigo, como é feito o PCR e qual a sua importância. Boa leitura!
O que é exame PCR?
O exame PCR significa Polymerase Chain Reaction ou reação em cadeia da polimerase. Também chamado de teste molecular, ele tem a função de detectar o material genético de um patógeno, a exemplo do coronavírus, a partir do DNA do paciente.
A amostra é colhida da garganta ou nariz da pessoa que solicita o exame e é processada por reagentes químicos, máquinas e outras técnicas moleculares.
Assim, ocorrem reações sucessivas, com o auxílio da polimerase — uma enzima que participa da multiplicação desse material genético.
Após a produção de milhares de cópias do DNA presente na amostra coletada, o material genético do microrganismo, como o RNA do coronavírus, fica detectável e o diagnóstico é concluído: positivo para o SARS-Cov-2.
O exame pode detectar o vírus mesmo após 10 dias de sintomas, inclusive.
Do contrário, se o RNA não for detectado, o exame conclui que não há infecção.
Qual a diferença entre o exame PCR e o PCR-RT?
O exame PCR, quando utilizado para afastar a suspeita de Covid-19, deve ser necessariamente do tipo RT, que significa Reverse Transcription.
Isso significa que durante as etapas do teste, uma enzima chamada transcriptase reversa “transformará” o RNA do coronavírus em DNA, para que as reações em cadeia sejam iniciadas.
Exame PCR não é Proteína C Reativa
Algumas pessoas fazem confusão por conta da existência de um exame chamado PCR (proteína C reativa).
Esse outro tipo de PCR dosa a concentração de uma proteína no sangue que tem forte relação com quadros infecciosos ou inflamatórios.
Então, nesse exame de PCR, a amostra é o próprio sangue do paciente. Em vez do material genético presente nas células, o alvo da análise é o tecido sanguíneo.
Qual a importância desse teste?
Embora tenha sido criado há mais de 40 anos, o exame PCR até hoje tem uma série de aplicações, como:
- genotipagem: o exame estuda a diversidade genética em um genoma, como as mutações presentes em um vírus;
- sexagem fetal: o PCR pode identificar o sexo do bebê antes de ele ser distinguível pelo ultrassom;
- ciência forense: o exame PCR pode multiplicar as moléculas de DNA, que podem estar em quantidade insuficiente no local do crime;
- detecção de patógenos: é a identificação do material genético de um agente infeccioso na amostra de um paciente, como no caso da Covid-19.
Exame PCR para viagem internacional: é obrigatório?
Devido à alta eficácia do PCR para a detecção do coronavírus, esse exame está sendo exigido para que as pessoas entrem nos países, incluindo o Brasil. Além do comprovante de vacinação, é claro.
Importante lembrar que o resultado negativo do exame PCR deve ser emitido em até 72 horas antes do embarque.
Imagine que você tem um voo para a Irlanda, um dos países que exigem o exame. Se a data da sua viagem for no dia 20 de dezembro, por exemplo, você tem até o dia 17 para adquirir seu comprovante.
Mas, da data da coleta da amostra até a conclusão do exame, os laboratórios têm de 48 horas a 5 dias úteis para concluir a análise. Por isso, o mais seguro seria realizar o exame no dia 12 de dezembro.
Vale ressaltar que o exame PCR, no contexto da pandemia, é praticamente um documento oficial. Inclusive, ele deve ser traduzido para o inglês. Como também deve conter:
- nome do paciente, da mesma forma que foi registrado no passaporte, e sua data de nascimento;
- nome, endereço e credenciais do laboratório;
- tipo de amostragem e de exame (PCR-RT);
- data da coleta.
Há décadas, o exame PCR tem sido amplamente utilizado na prática laboratorial. Com a pandemia, a técnica ganhou um destaque ainda maior e hoje o exame é obrigatório para quem planeja uma viagem para o exterior.
Se você tem sintomas de Covid-19 ou vai programar uma viagem, conte com o Laboratório Unidos e agende seu exame. O resultado sai em até 24 horas e também em inglês!