O exame toxicológico é obrigatório para motoristas nas categorias C, D e E, além de ser exigido na realização de alguns concursos públicos. Apesar de conhecido, o exame é repleto de dúvidas, afinal, recentemente foram feitas mudanças vigentes na lei 14.071/20, a qual estabeleceu novas regras relacionadas ao exame.
Preparamos este conteúdo com alguns dos principais mitos e verdades sobre o exame toxicológico. Acompanhe e saiba mais sobre o assunto!
O que é o exame toxicológico?
O exame toxicológico é um teste que tem como principal objetivo identificar o consumo de substâncias ilícitas e lícitas em um período maior do que o identificado em exames de urina e sangue.
O exame é capaz de identificar o uso de drogas ou demais substâncias por períodos de mais de 90 dias.
Como o exame toxicológico é feito?
O exame é feito a partir da coleta de uma pequena amostra de cabelos ou pelos do paciente. Com o auxílio de uma tesoura, corta-se uma fina mecha de cabelo próximo à raiz ou então, é raspado pelos de uma parte do corpo como do peito, pernas, braços ou axilas.
Sendo assim, o exame toxicológico não é invasivo, contagioso ou indolor. O exame toxicológico também não exige nenhuma preparação prévia. O uso de produtos como gel, shampoo, condicionador ou tintura não influenciam o resultado do teste.
É importante destacar que o exame toxicológico é o único método aceito pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), já que é a única forma de atestar consumo ou abstinência da substância psicoativa (drogas) num período de 90 dias, para exames realizados com mechas de cabelos ou 180 dias para exames feitos com base na análise de pelos.
Exame toxicológico: 5 mitos e verdades
1. O exame toxicológico identifica qualquer substância ilícita
Verdade! O laboratório consegue identificar qualquer substância proibida pela legislação, podendo assim, detectar e formalizar um laudo comprobatório.
Algumas das principais substâncias são:
- maconha;
- cocaína;
- opiáceos, incluindo codeína;
- morfina;
- heroína;
- ecstasy (MDMA e MDA);
- anfetamina e metanfetamina.
2. Produtos de higiene podem ajudar a burlar o exame
Mito! Há quem pense que o uso de produtos de higiene, como shampoo, condicionador, spray, gel ou pomada podem adulterar a presença das substâncias no córtex capilar. No entanto, isso não é possível.O motorista sem o exame não pode ser contratado
Verdade! O exame toxicológico tem como objetivo identificar o consumo de substâncias psicoativas por parte do motorista nos últimos 90 dias. Assim, as empresas são obrigadas a exigirem o exame do profissional, caso contrário, ele não poderá ser contratado pela organização.
3. O exame toxicológico só pode ser feito a partir da análise de pelos ou cabelo
Mito! Em casos de alopecia, por exemplo, o profissional pode requisitar um atestado médico para que seja feita uma análise pelas unhas, já que a queratina também está presente nessa região.
4. O exame toxicológico NÃO tem falso positivo
Verdade! No exame toxicológico não há chance de haver resultado falso positivo, afinal, todos os resultados positivos são confirmados através de uma amostra de cabelo ou pelo previamente separada.
Esperamos ter ajudado a esclarecer os principais mitos e verdades relacionados ao exame toxicológico. Lembre-se de se atentar às mudanças e prazos conforme a necessidade e o prazo de validade da sua CNH.
5. O motorista sem o exame não pode ser contratado
Verdade! O exame toxicológico tem como objetivo identificar o consumo de substâncias psicoativas por parte do motorista nos últimos 90 dias. Assim, as empresas são obrigadas a exigirem o exame do profissional, caso contrário, ele não poderá ser contratado pela organização.
Conte com o Laboratório Unidos
Há mais de 50 anos, o Laboratório Unidos se dedica a levar saúde e qualidade de vida a todos os nossos clientes, através de exames laboratoriais e um atendimento de excelência.
Contamos com exames toxicológicos em nosso laboratório. Para agendar o seu exame conosco, entre em contato através do nosso whatsapp (48) 99177.7017 ou pelo email atendimento@unidos.com.br.