Cuidar da nossa saúde é muito importante para viver mais e com uma boa qualidade de vida. Os exames de rotina são necessários para avaliar o estado geral de nossa saúde e detectar doenças precocemente, elevando as chances de sucesso no tratamento. 

Alguns exames de check-up são recomendados ao paciente variando de acordo com a idade.  Você conhece os exames de rotina mais comuns de serem solicitados por médicos em várias fases de nossa vida? Confira abaixo e conheça quais e qual a frequência correta para os exames. 

Hemograma Completo

O exame de hemograma é um dos mais solicitados nos check-ups médicos, pois é uma forma de analisar a saúde de modo geral do paciente. 

O hemograma completo é utilizado para diagnosticar distúrbios como anemia, doenças autoimunes e leucemia. Nele é feita e medição dos glóbulos brancos do paciente (leucócitos), e também das hemácias (glóbulos vermelhos) e também das plaquetas.  

Colesterol e Glicemia 

Esses exames tratam-se de avaliações sanguíneas com o intuito de medir o açúcar no sangue e o perfil lipídico do paciente, revelando se há problemas como diabetes, aterosclerose, AVC, hipertensão arterial entre outras doenças.

O exame de colesterol mostra também se os níveis estão adequados, tanto o colesterol bom, conhecido como HDL, quando o ruim, o LDL. A concentração de triglicérides, um tipo de gordura no organismo, também é avaliada. Com o resultado é possível calcular riscos de entupimento nas artérias, e também doenças cardiovasculares decorrentes do colesterol. 

Dosagem de hormônios 

Neste exame de teste sanguíneo, é possível avaliar os níveis de hormônios da glândula tireoide (TSH e T4 livre) que podem indicar doenças que estão afetando o funcionamento da glândula. 

O exame analisa se a glândula está funcionando corretamente, podendo apresentar sintomas de hipotireoidismo ou hipertireoidismo. Outras questões que esse exame pode demonstrar são: tireoide de Hashimoto, aumento da tireoide, presença de nódulo na tireoide benigno ou maligno durante a gravidez e também para monitorar os níveis de hormônios produzidos pela glândula, como mencionado anteriormente. 

Ureia e creatinina

Com a avaliação da dose dessas duas substâncias presentes no organismo, por meio da análise do sangue do paciente é possível avaliar o funcionamento dos rins. Através desses testes simples, é possível diagnosticar uma doença crônica renal. 

À medida que os rins perdem a função, a creatinina tende a se elevar no sangue. Essa molécula é constantemente produzida pelos nossos músculos e é eliminada exclusivamente pelos rins. Em condições normais os níveis de creatinina devem estar sempre baixos. 

Assim como a creatinina, a ureia também é utilizada para avaliar o funcionamento dos rins.  A dosagem sanguínea de ureia é utilizada como um complemento ao exame de dosagem de creatinina, pois a ureia também é uma substância que é filtrada pelos rins, e quando eles não estão funcionando bem a filtragem é comprometida. 

Como que frequência os exames de rotina devem ser realizados?

A frequência deve ser estabelecida pelo médico clínico geral, ou médico que acompanha o paciente, pois isso irá variar de acordo com o estado de saúde da pessoa, histórico de doenças e doenças na família. Geralmente é indicado: 

  • Adultos saudáveis: a cada dois anos;
  • Pessoas com doenças crônicas: pessoas com doenças como diabetes, hipertensão, câncer, devem realizar os exames de rotina a cada seis meses;
  • Pessoas com fatores de risco para alguma doença: pessoas com obesidade, fumantes, sedentárias ou com o colesterol elevado devem realizar uma vez por ano os exames de rotina. 

Como foi possível analisar, os exames de rotina são extremamente importantes para cuidar de nossa saúde e bem-estar. 

Fazer consultas de rotina é uma forma eficaz de diminuir o gasto futuro com medicamentos, melhorar a nossa qualidade de vida e longevidade, aumentar nossa produtividade, etc. 

Conte com o Laboratório Unidos para realizar os seus exames de rotina. Clique aqui e solicite um orçamento do seu exame.