É preciso fazer jejum antes de todos os exames? Se sim, quantas horas? Pode beber água antes da coleta de sangue? Essas são algumas das dúvidas mais comuns quando o assunto é exames laboratoriais.
Os preparativos antes dos exames geram muitas dúvidas, pensando nisso, preparamos este conteúdo para esclarecer as principais delas. Boa leitura!
Exames laboratoriais: entenda a importância
Os exames laboratoriais são essenciais para que os especialistas e médicos consigam identificar se há alguma alteração sintomática ou assintomática no organismo do paciente. Assim, é possível identificar doenças e demais condições de saúde em estágio inicial e iniciar o tratamento o quanto antes.
Exames laboratoriais: 9 principais dúvidas
1. Beber água “quebra” o exame?
A água não quebra o jejum, no entanto, convém tomá-la com moderação, isso porque o excesso pode acabar interferindo nos exames de urina. A recomendação geral é de que seja realizado o consumo de no máximo 300 ml de água.
2. Posso beber e fumar antes do exame?
A bebida alcoólica pode alterar os resultados de exames, especialmente os triglicérides, por isso o ideal é não consumir álcool pelo menos 72 horas antes do exame. Já o tabaco, pode elevar a concentração de algumas substâncias como cortisol, adrenalina e aldosterona. Além disso, pode elevar a concentração de hemoglobina e do nível de leucócitos e hemácias.
3. A menstruação pode interferir no resultado dos exames?
A menstruação pode sim interferir nos exames de urina. Por isso, a recomendação é de que seja feito fora do período menstrual. No entanto, caso o exame seja de urgência, há a possibilidade de fazer o uso de tampão vaginal, para que o mesmo não se misture à urina.
4. Esforço físico atrapalha o resultado dos exames laboratoriais?
Alguns exercícios ou esforços físicos podem afetar o resultado dos exames laboratoriais. Assim, o ideal é não praticar atividade física no período de 24 a 48 horas anteriores à realização da coleta.
5. Exames que pedem jejum precisam ser feitos sempre de manhã?
Nem todos. Desde que obedecendo o tempo mínimo de jejum, é possível realizá-los no período da tarde.
6. A alimentação pode interferir nos exames?
Sim, a alimentação pode afetar principalmente o resultado dos exames de colesterol e perfil lipídico, o qual inclui a dosagem de colesterol total, LDL, HDL e triglicerídeos.
A orientação é de que seja mantida a alimentação que você tem no dia a dia, caso contrário podem surgir alterações nos exames, como citado anteriormente.
7. Medicamentos podem interferir nos exames laboratoriais?
Alguns medicamentos sim, pois causam interferências analíticas e biológicas, que impactam nos exames laboratoriais. Por isso, é importante conversar com seu médico antes, para tirar todas as dúvidas e se necessário suspender o uso de determinados medicamentos.
8. O exame de fezes exige jejum?
A resposta é não. Também não há necessidade de ser a primeira evacuação do dia. Isso vale para todos os tipos de exames de fezes.
9. Pode fazer exame de sangue estando gripado, resfriado ou com febre?
Sim. Inclusive, alguns exames são solicitados justamente para investigar a causa da febre. No entanto, em algumas circunstâncias, a doença responsável pela febre pode causar interferência nos exames, principalmente aqueles destinados a avaliar aspectos metabólicos e imunológicos.
Dessa forma, os exames laboratoriais são essenciais para identificar doenças e demais problemas de saúde. Por isso, é importante que sejam feitos com frequência e avaliados pelo médico, além de serem esclarecidas todas as dúvidas.
Conte com o Laboratório Unidos
Há mais de 50 anos, o Laboratório Unidos se dedica a levar saúde e qualidade de vida a todos os nossos clientes, através de exames laboratoriais e um atendimento de excelência.
Para agendar o seu exame conosco, entre em contato através do nosso whatsapp (48) 99177.7017 ou pelo email atendimento@unidos.com.br.