As férias de verão é um dos momentos do ano mais aguardado pelas crianças. Desde viajar até ter mais tempo para brincar e fazer atividades como ir à praia ou piscina: opções para se divertir não faltam! No entanto, é importante que esse período venha acompanhado de uma série de cuidados para manter a saúde das crianças em dia.

Nesta época é mais comum o surgimento de problemas como arranhões e ralados, mas também de desidratação e insolação.

Pensando nisso, preparamos este post com as principais dicas de cuidados para que as crianças possam aproveitar com saúde e segurança essa época do ano tão divertida! Acompanhe.

6 dicas para cuidar da saúde das crianças nas férias escolares

      1. Visite o médico antes de viajar

Check-ups anuais são fundamentais durante todo o ano e em qualquer idade, principalmente para as crianças. Muitas doenças se manifestam de maneira silenciosa, sem sintomas, sendo assim, é importante aproveitar o período das férias para verificar se a saúde do seu filho está em dia.

Vale ressaltar que manter as vacinas em dia é fundamental, pois elas evitam a contaminação de doenças, além de serem obrigatórias antes de determinadas viagens.

     2. Incentive atividades que inibem o sedentarismo

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), uma a cada três crianças entre cinco e nove anos, está acima do peso ideal. Além disso, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), este número tende a aumentar, podendo chegar a 75 milhões de crianças obesas no mundo todo até 2025.

Estes números chamam a atenção sobre a importância de incentivar a criançada a realizar atividades que inibam o sedentarismo, principalmente em tempos atuais, em que as crianças possuem maior acesso a itens como celular, tablet, vídeo games e demais distrações que podem contribuir para o aumento do sedentarismo.

Sendo assim, a recomendação aos pais e responsáveis é criar rotinas mais ativas para as crianças, mesmo que estas sejam dentro de casa.

Veja a seguir uma lista de opções de brincadeiras e lazer para as crianças dentro e fora de casa:

  • amarelinha;
  • esconde-esconde;
  • pega-pega;
  • pular corda;
  • caminhadas no parque;
  • andar de bicicleta;
  • praticar esportes.

    3. Não se esqueça da hidratação

É comum que as crianças esqueçam ou não tenham o hábito de tomar água durante o dia, no entanto, a ingestão de água e líquidos é fundamental para a manutenção e preservação da saúde da criança.

O calor acaba sendo propício para uma maior perda de líquidos, sendo necessário repô-los com maior atenção, caso contrário pode ocorrer um caso de desidratação ou até mesmo doenças renais.

Portanto, é importante que os pais ou responsáveis ofereçam com maior frequência água e líquidos para os pequenos nessa época do ano.

Além disso, é importante atentar-se a possíveis sinais de desidratação, como: olhos secos, choro sem lágrimas, ausência de saliva embaixo da língua, lábios secos e xixi de cor amarelada.

        4. Protetor solar

De maneira geral, o sol e temperaturas quentes são excelentes atrativos para realizar atividades ao ar livre, como por exemplo ir à praia, piscina, jogar futebol e praticar esportes. Porém, é importante evitar ao máximo a exposição solar direta, sobretudo nos horários de maior incidência.

O uso de protetores solares devem ser feitos com frequências, sempre priorizando aqueles com filtros solares específicos para cada idade e que possuem proteção UVA e UVB.

Também é fundamental atentar-se à questão das idades. Bebês de até seis meses não podem fazer o uso desses protetores, por isso, é importante conversar com o seu pediatra e esclarecer suas dúvidas.

Já entre os seis meses e cinco anos é recomendado o uso de protetores infantis, com menos substâncias químicas. Outra opção importante são roupas com proteção UV, as quais auxiliam nas brincadeiras que envolvem praia ou piscina, por exemplo.

Quanto aos horários, não é recomendada a exposição direta ao sol no período entre entre 10h da manhã e 16h da tarde. Estes períodos apresentam riscos de queimaduras e até mesmo câncer de pele devido a uma maior incidência de radiação ultravioleta (UVB).

         5. De olho na alimentação

Manter uma rotina alimentar nas férias pode ser difícil, especialmente nas viagens e festas de final de ano. No entanto, há alguns cuidados que podem ser tomados.

Ao comermos alimentos mais pesados, nosso corpo precisa de uma demanda maior de sangue, causando sono, cansaço ou até mesmo tontura. Assim, a orientação é que os pais e responsáveis ofereçam uma alimentação mais leve às crianças durante o calor, com opções mais leves, nutritivas e menos gordurosas.

          6. Incentive a higiene pessoal

É muito comum que as crianças não queiram realizar atividades simples do dia a dia, como escovar os dentes, tomar banho e cortar as unhas. 

Portanto, é importante ensinar as crianças a importância dessa rotina de higiene, assim como ensinar a importância de lavar as mãos sempre antes de comer ou brincar, afinal, caso contrário, maiores os riscos de estar exposto à contaminação por bactérias e protozoários.

Com essas dicas, fica muito mais fácil que as crianças aproveitem com saúde e segurança todas as atividades que a estação permite.Gostou desse conteúdo? Comente aqui embaixo!

Conte com o Laboratório Unidos

Há mais de 50 anos, o Laboratório Unidos se dedica a levar saúde e qualidade de vida a todos os nossos clientes, através de exames laboratoriais e um atendimento de excelência.

Para agendar o seu exame, entre em contato conosco através do nosso whatsapp (48) 99177.7017 ou pelo email atendimento@unidos.com.br.