Um subtipo do vírus Influenza tipo A, o principal agente causador da gripe. Estamos falando da gripe H3N2. Uma doença comum no Brasil, predominantemente em períodos de tempo seco e de temperaturas mais baixas.

No último trimestre deste ano, a gripe tem gerado diversos surtos regionais pelo país, retomando a importância de redobrar os cuidados com a nossa saúde e imunidade.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te ajudar a entender melhor o que é a gripe H3N2 e quais os principais sintomas e formas de prevenção. Acompanhe!

O que é a gripe H3N2?

A gripe H3N2 é caracterizada como uma mutação do vírus Influenza, também conhecido como Darwin, o qual teve picos de contaminações no Brasil no ano de 2009 e atualmente, nos anos de 2021 e 2022. Atualmente há três tipos de vírus Influenza: A, B e C, sendo os dois primeiros os principais causadores de epidemias sazonais, segundo o Ministério da Saúde.

Assim como qualquer vírus gripal, a H3N2 é transmitida pelo ar, por meio de gotículas liberadas pela tosse, espirro ou até mesmo pela fala.

Nas estações mais secas, esse tipo de gripe vem causando uma série de surtos. Acompanhe a seguir os principais sintomas da doença.

Sintomas da gripe H3N2

A gripe H3N2 é uma variante que foi detectada há alguns meses, e por isso, também é conhecida como “a nova gripe”. Os sintomas podem ser parecidos com os do vírus Influenza, no entanto, as infecções pelo H3N2 são mais intensas e costumam surgir de 3 a 5 dias após o contágio.

Os principais sintomas são:

  • calafrios;
  • coriza;
  • diarreia,
  • dor de cabeça;
  • dor de garganta;
  • dor no corpo e nas articulações;
  • espirros;
  • febre alta, acima de 38°C;
  • irritação nos olhos;
  • mal-estar;
  • náuseas e vômitos;
  • perda de apetite;
  • tosse.

Caso os sintomas permaneçam por um período maior e de maneira muito intensa, é importante buscar assistência médica para que sejam realizados os exames necessários para um diagnóstico preciso e seguro, e assim, sejam orientações os devidos tratamentos ou medicações.

Qual é a diferença entre H1N1 e H3N2?

Tanto o H1N1, quanto o H3N2 são variantes do vírus Influenza. Ambos apresentam diferenças na estrutura biológica e também na intensidade com a qual ocorrem os sintomas comuns da gripe.

O H1N1 costuma causar sintomas menos intensos se comparados aos do H3N2, o qual provoca sintomas de maneira mais acentuada nas primeiras 48 horas, além de sintomas como vômito, diarreia e calafrios, os quais não estão presentes na H1N1.

Como funciona o tratamento?

O tratamento para a gripe H3N2 irá variar conforme a intensidade dos sintomas. A recomendação é de que o paciente busque uma unidade de saúde ou laboratório e realize primeiramente o exame de Covid-19, já que os sintomas são semelhantes.

Se o resultado for negativo, pode ser necessária uma avaliação para constatar a influenza.

É importante procurar um médico para as devidas orientações. Além disso, durante o tempo do tratamento, é importante realizar isolamento de 7 a 10 dias, para evitar a transmissão e contágio para outras pessoas.

Como evitar a gripe H3N2?

A vacinação auxilia na prevenção e fortalecimento das defesas do organismo contra a H3N2, o que é fundamental, afinal, mesmo uma pessoa saudável e sem comorbidades pode ter problemas mais sérios e agravados, o que é amenizado com a vacina, reduzindo os casos graves.

O imunizante oferecido pela rede pública é o trivalente, atuando na proteção contra os três tipos de Influenza: H1N1, H3N2 e tipo B Victoria. Já a vacina da rede particular protege contra quatro tipos de Influenza — H1N1, H3N2, tipo B Victoria e Influenza B subtipo Yamagata.

Outras formas de prevenir a gripe H3N2, envolvem a higienização constante das mãos e o uso de máscaras.

Assim, a nova gripe H3N2 pode ser um risco à saúde, portanto a prevenção e a vacinação são os melhores caminhos. Lembre-se de procurar um médico ao notar sintomas intensos.

Conte com o Laboratório Unidos

Há mais de 50 anos, o Laboratório Unidos se dedica a levar saúde e qualidade de vida a todos os nossos clientes, através de exames laboratoriais e um atendimento de excelência.

Contamos com exames que auxiliam no diagnóstico da H3N2. Para agendar o seu exame conosco, entre em contato através do nosso whatsapp (48) 99177.7017 ou pelo email atendimento@unidos.com.br.