Desde os cuidados com a pele até aqueles relacionados ao tempo de exposição ao sol, são muitos os cuidados que devemos ter na estação mais quente do ano: o verão. No entanto, a hidratação no verão também deve ser reforçada, afinal, essa é a chave para ter uma imunidade fortalecida nessa época do ano, assim como manter o bom funcionamento do organismo.

Acompanhe este post e confira as principais dicas de hidratação no verão. Boa leitura!

Hidratação no verão: 4 dicas importantes

1 -Beba bastante água

Beber bastante água é a chave para ter uma imunidade fortalecida no verão, assim como manter o bom funcionamento do organismo. Além disso, esse hábito auxilia na eliminação de toxinas e melhora da absorção de vitaminas no organismo.

Não espere sentir sede para beber água e mantenha sempre uma garrafa com você. É recomendado o consumo de no mínimo 2 litros de água por dia.

Existem estratégias para não esquecer da hidratação durante o dia, como o uso de lembretes no celular. Há aplicativos que monitoram o consumo diário de água e fazem o trabalho de lembrar o usuário em determinados horários do dia.

Outras bebidas podem ajudar a manter a hidratação, como a água de coco e os sucos naturais, mas cuidado com o excesso de açúcar nos sucos.

2 -Use roupas leves

As altas temperaturas do verão exigem roupas que permitam a ventilação. Camisetas com mangas curtas, bermudas, shorts, saias e calçados abertos ajudam a diminuir a temperatura.

As roupas leves, fabricadas com tecidos naturais, como o algodão e o linho, auxiliam na transpiração e regulação da temperatura corporal. Quanto mais fácil para o corpo realizar esse controle de temperatura, menos esforço é exigido do organismo.

Com essas dicas, fica muito mais fácil aproveitar com saúde e segurança todas as atividades que a estação permite, como praias e piscinas.

3. Diminua o consumo de sal

Exagerar no sal nunca é uma boa opção e no calor menos ainda. Quando o corpo ingere muito sal, os rins passam a reter muito mais água para equilibrar essa proporção.

Essa retenção de líquido acaba por gerar inchaço e desconforto gastrointestinal.

4. Alimente-se de maneira saudável

Já que o verão é uma estação muito quente, é importante manter uma alimentação leve e saudável. Por serem ricas em água, as frutas e verduras são ótimas opções de alimentos para a estação, pois ajudam na hidratação do organismo.

Já alimentos gordurosos, frituras e ricos em sódio devem ser evitados, pois favorecem a retenção de líquidos, aumentando o risco de desidratação.

Riscos da desidratação

Quando a desidratação evolui para um quadro mais grave, os sintomas ficam ainda mais intensos podendo ocasionar em sinais como queda de pressão arterial, convulsões, perda de consciência e até mesmo coma.

Sintomas da desidratação

A desidratação ocorre quando há a falta de água no organismo, podendo ocasionar em uma série de problemas, os quais vimos acima. Alguns dos principais sintomas da desidratação incluem:

  • Sede excessiva;
  • Fadiga muscular;
  • Irritabilidade;
  • Cansaço.

Com essas dicas, fica muito mais fácil aproveitar com saúde e segurança todas as atividades que a estação permite, como praias e piscinas.

Gostou desse conteúdo? Não deixe de acompanhar as demais postagens e conteúdos sobre saúde em nosso blog!

Conte com o Laboratório Unidos

Há mais de 50 anos, o Laboratório Unidos se dedica a levar saúde e qualidade de vida a todos os nossos clientes, através de exames laboratoriais e um atendimento de excelência.

Para agendar o seu exame, entre em contato conosco através do nosso whatsapp (48) 99177.7017 ou pelo email atendimento@unidos.com.br.