As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) caracterizam um dos problemas de saúde pública mais comuns do Brasil e do mundo. Elas estão por toda parte e requerem atenção!

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1 milhão de pessoas entre os 15 e 49 anos contraem ISTs tratáveis diariamente.

Em média, aproximadamente 1 em cada 25 pessoas no mundo tem pelo menos uma das Infecções Sexualmente Transmissíveis a seguir: clamídia, gonorreia, tricomoníase e sífilis.

Por este motivo, é tão importante saber mais sobre o assunto e buscar maneiras efetivas de prevenção!

IST: como acontece a transmissão

Muitas pessoas acreditam que a IST é transmitida exclusivamente por meio do contato sexual com portadores. No entanto, essa não é a única forma de contrair a doença.

Em alguns casos mais raros, a contaminação pode passar de mãe para filho, no momento do parto.

HIV, sífilis, gonorreia, herpes genital, clamídia e o HPV são as principais ISTs monitoradas pelos órgãos responsáveis pela saúde no mundo.

IST: a prevenção é a melhor arma para o combate

Agora que você já sabe o que é IST, está na hora de saber como prevenir. Afinal, a prevenção é a melhor arma para o combate.

Para te ajudar, separamos 3 dicas de cuidados diários. Vamos ver quais são?

Uso de preservativos

Muitas pessoas acreditam que as camisinhas são utilizadas apenas para evitar a gravidez indesejada, mas vão muito além disso. Um dos seus principais benefícios é também a proteção.

Por este motivo é indicado fazer uso de preservativo durante todas as relações sexuais. Assim você fica segura(o) contra diversos tipos de ISTs, como a Aids e a sífilis.

Higiene pessoal

Estar em dia com a sua higiene pessoal, como lavar sempre as mãos e utilizar álcool em gel também é uma forma de prevenção.

Além disso, sempre exija equipamentos descartáveis (ou esterilizados) ao consultar com dentistas, médicos e até mesmo ir à manicure e pedicure.

Evitar compartilhar objetos de uso pessoal como lâmina de barbear e escova de dentes também é importante.

Faça exames

Uma das maneiras mais eficazes de se prevenir contra IST é fazer exames regularmente, principalmente se você tem uma vida sexual ativa.

São diferentes tipos de exames, para as mais diversas formas da doença. Saiba mais abaixo:

  • Exame para a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (SIDA) deve ser feita pelo menos uma vez na vida, por todos os adultos entre 13 e 64 anos.
  • Exame para Sífilis e Hepatite B: todas as gestantes precisam realizar estes exames, conforme orientação médica.
  • Exame de Clamídia e Gonorréia: indicado anualmente para todas as mulheres abaixo de 25 anos, ou mulheres acima dessa idade que se relacionem com múltiplos parceiros.
  • É indicado que homens homossexuais e bissexuais realizem, uma vez ao ano, os exames para sífilis, clamídia, gonorréia e SIDA. Em alguns casos, essa frequência pode ser maior.

Para ficar em dia com os seus exames e saber a frequência mais indicada para você, é ideal consultar um médico e seguir suas recomendações.

Laboratório Unidos

O sexo é divertido, mas as ISTs não são. Então cuide-se! Aprender como se proteger é o primeiro passo, o próximo é estar sempre em dia com os seus exames e com a sua saúde.

Lembre-se sempre que, se você precisar realizar algum exame, o Laboratório Unidos pode te ajudar! 

Solicite um orçamento ou entre em contato com a nossa central de atendimento pelo número (48) 99177-7017.