Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais predominante entre os homens no Brasil, atrás apenas do de pele não-melanoma. Isso mostra o quanto a realização de exames preventivos para detecção precoce e prevenção da doença é fundamental.
Neste post você irá saber tudo sobre o câncer de próstata: principais tipos, sintomas, diagnóstico e prevenção. Acompanhe.
O que é o câncer de próstata?
Durante toda a vida o corpo é capaz de multiplicar e renovar as células do organismo. Entretanto, nos casos de câncer, há um crescimento descontrolado das substâncias, originando o tumor.
Nos homens, a próstata é uma das regiões mais atingidas e o problema é responsável por dificultar atividades simples do dia a dia.
Vale lembrar que a próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga. O órgão é responsável por envolver a uretra, canal que liga a bexiga à região externa do pênis.
O câncer de próstata atinge, majoritariamente, os homens. A idade avançada, histórico de casos de câncer de próstata na família, sobrepeso e obesidade são fatores que contribuem com o aparecimento da doença.
Quais são os tipos de câncer de próstata
Adenocarcinoma
Também conhecido como câncer de próstata glandular, esse é o tipo mais comum de câncer de próstata, constituindo cerca de 95% de todos os diagnósticos da doença.
Existem dois subtipos de adenocarcinomas da próstata:
- Adenocarcinoma acinar. Cerca de 95% dos adenocarcinomas são desse tipo. Geralmente é identificado pelo exame de toque retal.
- Adenocarcinoma ductal. É menos comum e, quando ocorre, costuma ser em conjunto com o adenocarcinoma acinar.
Carcinoma de células transicionais
Também chamado de câncer urotelial, o carcinoma de células transicionais é um tipo raro de câncer de próstata. O tumor se origina na uretra e se espalha para a próstata.
Em alguns casos, ele pode começar na próstata, no entanto, é raro.
Esse tipo de câncer só costuma ser diagnosticado após a apresentação dos primeiros sintomas, como dificuldade para urinar, por exemplo.
Câncer de próstata neuroendócrino
Esse tipo de câncer de próstata costuma ser mais raro. Quando surge, seu tipo mais comum é o agressivo, chamado de câncer de próstata de pequenas células.
Sarcoma de próstata
Esse é o tipo mais raro de câncer de próstata, caracterizado pelo seu desenvolvimento no músculo liso da próstata – e não no interior da glândula, como em outros tipos.
Sinais e sintomas do câncer de próstata
Os sinais e sintomas do câncer de próstata incluem:
- Dificuldade de urinar;
- Diminuição do jato de urina;
- Aumento da vontade de urinar de dia ou à noite;
- Presença de sangue na urina.
A importância do exame de PSA no diagnóstico do câncer de próstata
O diagnóstico precoce do câncer de próstata aumenta em até 90% as chances de cura.
O câncer da próstata é inicialmente investigado com a combinação entre os exames de toque retal e a dosagem de PSA (antígeno prostático específico), feito através do exame de sangue.
O PSA, Prostate-Specific Antigens ou Antígeno Prostático Específico, em português, é o exame responsável por analisar a quantidade de antígenos no organismo masculino. O índice da substância pode ser alterado por diversos fatores, incluindo casos de câncer de próstata ou a idade avançada.
Assim, o exame é um aliado para descobrir precocemente a presença de algum tumor e até mesmo outras condições do organismo, incluindo a hiperplasia prostática benigna e a prostatite.
Fatores de risco para o câncer de próstata
Existem fatores de risco que podem aumentar os riscos de desenvolver câncer de próstata como:
- Idade avançada. A doença é comum depois dos 50 anos – cerca de 75% dos diagnósticos são de pacientes com mais de 65 anos.
- Histórico familiar. Casos de parentes próximos com câncer de próstata aumentam o risco de desenvolvimento da doença.
- Alterações genéticas. Alterações genéticas hereditárias como mutações dos genes BRCA-1 ou BRCA-2, podem aumentar o risco de desenvolver câncer de próstata.
Prevenção do câncer de próstata
Existem formas de prevenção para evitar o aparecimento do câncer de próstata. Manter o peso ideal, hábitos alimentares saudáveis e a prática de exercícios físicos são maneiras de contribuir com a saúde do corpo.
Evitar o consumo de álcool e tabaco também pode contribuir com a qualidade de vida e bem-estar.
Conte com o Laboratório Unidos
Há mais de 50 anos, o Laboratório Unidos se dedica a levar saúde e qualidade de vida a todos os nossos clientes, através de exames laboratoriais e um atendimento de excelência.
Para agendar o seu exame, entre em contato conosco através do nosso whatsapp (48) 99177.7017 ou pelo email atendimento@unidos.com.br.