Alguns cuidados como o uso de máscaras de proteção ao sair de casa, lavar as mãos frequentemente com água e sabonete ou higienizá-las com álcool em gel e manter o distanciamento social já estão virando hábito entre os brasileiros.
Estas são algumas das medidas recomendadas para evitar a propagação da Covid-19 no país. No entanto, apesar do bombardeamento de informações sobre a doença, muitas pessoas possuem dúvidas acerca do tema.
Para ajudar você a tirar qualquer dúvida e auxiliá-lo na prevenção e combate ao coronavírus, reunimos os principais questionamentos sobre o assunto. Quer saber mais? Então siga a leitura!
Quanto tempo o vírus fica no corpo?
O período de incubação, ou seja, tempo entre a contaminação e o início dos primeiros sintomas pode variar de paciente para paciente. Porém, estima-se este período possa ser entre 2 a 14 dias.
Geralmente, os pacientes manifestam os no 5º dia após a infecção da Covid-19
A vacina da gripe protege contra a Covid-19?
A vacina da gripe protege apenas infecções causadas pelo vírus Influenza, desse modo, ela não é eficaz contra a Covid-19.
No entanto, a gripe também é uma doença que pode debilitar o organismo ou até mesmo ser confundida com o coronavírus, portanto, é importante se prevenir e tomar a vacina da gripe para evitar a Influenza.
Animais transmitem a doença?
Não há evidências de que cachorro, gato ou qualquer outro animal doméstico possa transmitir o coronavírus para humanos.
Quando sair com o seu pet para passar, recomenda-se lavar as patas do animal com água e sabão na volta, e higienizar as mãos após entrar em contato com qualquer animal na rua.
Já os animais silvestres como morcegos e cobras, por exemplo, podem sim ser capazes de transmitir a doença.
Qual o tempo de sobrevivência do vírus em uma superfície?
O coronavírus pode sobreviver por até 3 dias dependendo da superfície, no ar, por exemplo, o vírus sobrevive em suspensão por até 3 horas.
Já em superfícies como papelão, o vírus pode permanecer ativo por 24 horas. Em plástico e aço inoxidável, o coronavírus sobrevive de dois a três dias.
A infecção pode ocorrer após o contato com qualquer uma dessas superfícies e em seguida, levar a mão aos olhos, boca ou nariz, desde que estejam infectadas.
Por isso, é importante estar atento à higienização de objetos pessoais, como o celular e evitar tocar em corrimãos, balcões, prateleiras ou qualquer lugar que muitas pessoas tenham contato.
Quais cuidados devo tomar no transporte público?
Se você não necessita utilizar o transporte público, o ideal é evitar esse tipo de condução. Porém, quando é inevitável, existem alguns cuidados e recomendações que auxiliam na prevenção da doença.
Carregue com você álcool em gel para higienizar as mãos; evite tocar no rosto; procure, se possível, manter o distanciamento social e use máscara de proteção.
Gestantes correm maior risco de contrair a Covid-19?
Não há evidências de que grávidas apresentam maior risco de desenvolverem uma doença do que a população geral.
Apesar disso, devido às mudanças no corpo e no sistema imunológico, as gestantes estão mais suscetíveis a serem afetadas por infecções respiratórias, como a Covid-19.
A atenção aos cuidados de prevenção são os mesmos da população geral. É importante relatar possíveis sintomas como: febre, tosse ou dificuldades para respirar para o seu médico.
Quem está no grupo de risco?
Idosos e pessoas com condições médicas pré-existentes, como hipertensão, doenças cardiovasculares, doenças pulmonares, câncer ou diabetes estão mais suscetíveis a desenvolver casos mais severos de Covid-19.
Existe um exame para detectar a Covid-19?
Atualmente, já estão disponíveis uma série de testes para diagnóstico da doença. Alguns são feitos pelo raspado de nasofaringe e outros através do exame de sangue.
Precisa realizar o exame para Covid-19? O Laboratório Unidos disponibiliza testes de Sorologia IGG e IGM, Sorologia IGG e Sorologia Anticorpos Totais.
Entre em contato e consulte a disponibilidade da coleta pelo nosso site clicando abaixo.