Com a agitação do dia a dia, afazeres profissionais, pessoais e a rotina sobrecarregada, alguns homens estão deixando de cuidar da saúde. O câncer de próstata é o segundo problema que mais atinge o sexo masculino, perdendo apenas para o câncer de pele. Neste caso, o exame PSA é importante para detectar a presença de possíveis tumores.
O cenário é ainda mais assustador quando analisamos os seguintes números: de acordo com números do Ministério da Saúde, há a estimativa de 68.220 novos casos de câncer de próstata no Brasil. A porcentagem é de 66,12 casos a cada 100 mil homens.
O número de óbitos causados pela doença também assusta. São mais de 14 mil brasileiros que deixam de avaliar os sinais do corpo e a evolução do tumor.
Para contribuir com a saúde masculina, o Laboratório Unidos preparou um conteúdo explicando o que é o câncer de próstata e a importância do exame PSA.
O que é o câncer de próstata?
Durante toda a vida o corpo é capaz de multiplicar e renovar as células do organismo. Entretanto, nos casos de câncer, há um crescimento descontrolado das substâncias, originando o tumor.
Nos homens, a próstata é uma das regiões mais atingida e o problema é responsável por dificultar atividades simples do dia a dia.
Vale lembrar que a próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga. O órgão é responsável por envolver a uretra, canal que liga a bexiga à região externa do pênis.
O câncer de próstata atinge, majoritariamente, os homens. A idade avançada, histórico de casos de câncer de próstata na família, sobrepeso e obesidade são fatores que contribuem com o aparecimento da doença.
Assim, o PSA deve ser realizado após o aparecimento dos primeiros sintomas, contribuindo com a descoberta de um possível tumor.
Quais são os principais sintomas?
É claro que cada organismo vai reagir de determinada forma ao surgimento do câncer. Entretanto, alguns sintomas podem surgir na maioria dos homens, sendo eles:
- Dificuldade para urinar;
- Demora para urinar, seja no início ou no fim;
- Diminuição do jato de urina;
- Sangue ao urinar;
- Idas constantes ao banheiro.
Homens que convivem com casos de câncer de próstata na família e possuem mais de 40 anos devem manter um acompanhamento médico.
Se você está convivendo com algum desses sintomas, procure por um especialista. Ele será responsável por solicitar os exames necessários, incluindo o PSA.
Por que devo realizar o PSA?
O PSA, Prostate-Specific Antigens ou Antígeno Prostático Específico, em português, é o exame responsável por analisar a quantidade de antígenos no organismo masculino.
O índice da substância pode ser alterado por diversos fatores, incluindo casos de câncer de próstata ou a idade avançada.
Assim, o exame é um aliado para descobrir precocemente a presença de algum tumor e até mesmo outras condições do organismo, incluindo a hiperplasia prostática benigna e a prostatite.
O PSA pode ser solicitado junto com o exame de toque retal ou separadamente, dependendo do caso de cada indivíduo. O procedimento é realizado por meio da coleta de amostra de sangue.
O ideal é que o resultado seja de até 2,5 ng/ml. Entretanto, a análise do resultado deve ser feita por um especialista, já que qualquer intervenção na próstata pode modificar o resultado, incluindo outros exames, biópsia e até ejaculações.
Além de analisar o índice, o médico será responsável por informar a periodicidade do exame ou solicitar outros procedimentos.
No caso em que o resultado não indica a presença de um tumor, o especialista também deve investigar a causa das alterações. É importante seguir as recomendações médicas para realizar o PSA.
Há prevenção?
Existem formas de prevenção para evitar o aparecimento do câncer de próstata. Manter o peso ideal, hábitos alimentares saudáveis e a prática de exercícios físicos são maneiras de contribuir com a saúde do corpo.
Evitar o consumo de álcool e tabaco também pode contribuir com a qualidade de vida e bem-estar.
Conte com o Laboratório Unidos
Se você já realizou a visita ao médico e precisa fazer o exame PSA, agende um horário no Laboratório Unidos. São 9 unidades distribuídas em Florianópolis e região metropolitana.
Não deixe de cuidar da sua saúde! Faça algo por você ainda hoje.