VDRL (Venereal Disease Research Laboratory) é um exame de sangue, que tem como objetivo diagnosticar a sífilis e fazer o acompanhamento de pacientes que sofrem com esse problema.

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível, em que os sinais e sintomas variam de acordo com os estados da doença: primário, secundário, latente e terciário, que é o mais grave.

Para a realização do exame o processo é muito simples: coleta-se apenas uma pequena amostra de sangue do paciente, que posteriormente será encaminhada para análise em laboratório.

Feito isso, é só aguardar alguns dias, que o resultado estará pronto para ser encaminhado para um médico de sua confiança.

Quando deve ser feito o exame da sífilis?

O VDRL deve ser realizado por mulheres antes de engravidar, ou seja, aquelas que estão se preparando para a concepção, e também em cada trimestre da gestação. 

O objetivo é garantir a saúde da mulher e do bebê, já que a doença pode trazer graves complicações para a saúde de ambos.

Além de pacientes que apresentam sinais de sífilis, àqueles que foram diagnosticados com o problema também podem ter esse exame solicitado para acompanhar o estado da doença e a efetividade do tratamento proposto.

VDRL: falso positivo

Em alguns casos o exame VDRL pode apresentar o que chamamos de resultado falso positivo.

Quando isso ocorre, é preciso avaliar os motivos, pois embora possa significar que o paciente não está infectado com a sífilis, podem haver outras doenças como a hepatite e a tuberculose.

Por este motivo, é sempre importante ter um acompanhamento médico de qualidade e fazer todos os exames solicitados.

Outros resultados

Além do falso positivo, há os resultados positivos e negativos. Para interpretá-los é muito simples. 

O resultado positivo, como o próprio nome sugere, significa que o paciente está com sífilis. 

Em contrapartida, se o resultado apresentado for negativo, significa que o paciente não está infectado (ou está curado, caso tenha sido diagnosticado com a doença anteriormente).

Agende o seu exame no Laboratório Unidos

Precisa realizar o Exame VDRL? Nós do Laboratório Unidos podemos te ajudar! São 9 unidades à sua disposição, com uma equipe preparada para prestar o melhor atendimento.

Para solicitar o seu orçamento, é só clicar aqui.

Se tiver dúvidas e quiser agendar o seu exame, clique aqui ou nos envie uma mensagem para (48) 99177-7017.