O corpo humano está em constante transformação com a produção de hormônios e substâncias. Porém, em determinados momentos, o organismo pode criar dificuldades ou intolerância na digestão do glúten, motivo que pode causar a doença celíaca.
De acordo com dados da Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra), 2 milhões de brasileiros sofrem com a doença celíaca. Entretanto, a maioria desconhece o problema e as causas.
Os sintomas começam a surgir após a dificuldade para digerir o glúten. Mas, afinal, o que é o glúten? Acompanhe o conteúdo do Laboratório Unidos e saiba como a patologia pode surgir e afetar o funcionamento do organismo.
O que é Glúten?
O glúten é uma proteína formada por duas substâncias: a gliadina e glutenina. O nutriente pode ser encontrado em alimentos que possuem trigo, cevada, amido, centeio, malte e triticale.
A substância possui diversas finalidades na produção de alguns pratos. No caso das massas, o glúten mantém a elasticidade e resistência, facilitando o preparo dos produtos.
O glúten está presente nos seguintes alimentos:
- Pão;
- Torrada;
- Bolacha;
- Bolo;
- Pizza;
- Queijo;
- Maionese;
- Cereais;
- Temperos industrializados;
- Cerveja.
A lei federal nº 10.674, aprovada em 2003, prevê a descrição dos produtos industrializados no rótulo da embalagem, inclusive contendo a informação da presença ou não do glúten. A norma tem como objetivo prevenir possíveis crises.
Doença celíaca
A doença celíaca é causada pela intolerância ao glúten, ou seja, quando o organismo não é capaz de digerir o nutriente. Neste caso, as células intestinais são danificadas pela substância, causado diversos problemas para o corpo.
O intestino delgado é o órgão afetado pela doença celíaca, causando a atrofia da mucosa. Assim, o organismo perde a capacidade de absorver diversos nutrientes, incluindo carboidratos, proteínas, minerais e vitaminas. A doença celíaca é crônica, autoimune e não possui cura.
O problema surge em pessoas geneticamente predispostas e pode ser dividido em diferentes grupos. Os principais sintomas são: diarreia crônica, prisão de ventre crônica, distensão abdominal, vômitos, desnutrição, fadiga, tontura, anemia e dor abdominal.
As causas definitivas para a doença celíaca ainda estão em estudo. Entretanto, acredita-se que o problema está relacionado aos fatores genéticos, capazes de influenciar os anticorpos produzidos pelo sistema imunológico.
Sensibilidade ao glúten
A sensibilidade ao glúten ocorre quando o organismo produz anticorpos contra a substância, acarretando reações no corpo para combater o nutriente.
Enquanto uma pessoas com doença celíaca não consegue digerir o glúten, quem sofre com a sensibilidade produz anticorpos para expelir a proteína.
Os sintomas são parecidos e podem ser facilmente confundidos. Dores abdominais, tontura, fadiga e diarreia também podem surgir neste caso.
Assim,o mais indicado, é evitar o consumo de pratos e alimentos que contêm glúten.
Como é feito o diagnóstico?
O exame de sangue é ideal para diagnosticar a doença celíaca. Como os sintomas são similares com os de outros problemas, a dosagem e o resultado serão capazes de mostrar como está a reação do corpo ao glúten.
Após a consulta com um especialista, pode ser solicitado um exame de sangue específico para medir como está o funcionamento do organismo, em especial do intestino delgado.
Não deixe de consultar um médico antes de realizar o exame ou excluir o glúten da sua alimentação.
Existe tratamento?
Infelizmente, não há tratamento para a doença celíaca. O mais indicado é que o paciente mantenha um acompanhamento multidisciplinar e siga uma dieta restrita, sem o consumo da proteína.
Outras alimentos serão inseridos no cardápio, mantendo a nutrição do corpo e contribuindo com o bom funcionamento do organismo.
Conte com o Laboratório Unidos
Se você está com sintomas da doença celíaca, procure ajuda. Agende uma visita ao médico e mencione quais os sintomas.
Se precisar realizar exames, entre em contato com o Laboratório Unidos. Estamos preparados para cuidar da sua saúde. Nosso objetivo é promover os cuidados e proporcionar uma boa qualidade de vida.
Faça um orçamento e agende um horários em uma das nove unidades do Unidos. Aproveite para cuidar de você.