É menino ou menina? Talvez esta seja uma das perguntas mais recorrentes feitas para gestantes. A ansiedade neste período é difícil de segurar para saber qual o sexo biológico do bebê. 

Este exame é indicado para os pais que estão ansiosos para descobrir o sexo do bebê já no início da gravidez, não precisando aguardar meses até o ultrassom. Quer saber mais como funciona este exame? Confira abaixo!

Como é feito o exame de sexagem fetal?

O exame de sexagem fetal não é invasivo e não apresenta nenhum risco para a mãe ou ao bebê, possuindo poucas contraindicações. A confiabilidade dele é de 99%. 

De modo geral, este exame é bastante simples, sendo realizado por meio da coleta de uma amostra de sangue da gestante. Não é preciso estar de jejum, ou fazer qualquer outra preparação antes do exame.

No sangue da mãe circulam células fetais, sendo assim, para o teste é retirado no máximo 20 mL do sangue da gestante para a análise do DNA do bebê. A técnica que é utilizada nesse exame é chamada de biologia molecular, onde é possível detectar o cromossomo, por exemplo, se aparecer o Y significa que o bebê é um menino, já a ausência significa que é uma menina.

Qual o período ideal da gestação fazer o exame?

A recomendação é que o exame seja feito na oitava semana de gestação. Porém, ele pode ser feito em qualquer idade gestacional. Mas destacamos aqui, que quanto mais precoce for o momento da procura pelo teste, menores são as chances de um resultado preciso. 

O período da oitava semana e assim por diante são mais recomendados, porque neste momento o nível de DNA do bebê presente no sangue da mãe é maior. 

Para quem prefere aguardar o ultrassom para detectar o sexo do bebê é preciso aguardar até a décima terceira a décima sexta de gravidez. Dependendo da posição do bebê é possível sair com a resposta neste momento. 

Exames similares

Além do exame de sexagem fetal, existem outros meios para descobrir o sexo do bebê. Confira abaixo:

  1. Ultrassom: 

Como mencionado acima, dependendo da posição do bebê é possível saber o sexo na décima terceira a décima sexta semana de gestação. É uma das formas mais convencionais de identificar o sexo do bebê, faz parte do pré-natal e também possui outras funções como analisar a saúde e a formação fetal. 

2. Amniocentese:

Sendo considerado um exame invasivo, não possui a finalidade exclusiva de detectar a sexagem fetal. Neste exame, é introduzido uma agulha na barriga da gestante que alcança o útero e coleta uma pequena quantidade de líquido amniótico. Com este rico material genético, é possível rastrear doenças genéticas e também o sexo biológico. A confiabilidade é de 100%. Porém, é recomendado apenas em casos específicos, com a indicação médica. 

Quanto tempo demora para saber o resultado?

Esta questão irá variar de acordo com cada laboratório. Geralmente o prazo é de 5 a 10 dias úteis. 

Existe alguma contraindicação? 

O exame de sexagem fetal não é recomendado para mulheres que já fizeram transplante ou já passaram por uma transfusão sanguínea. Nesta situação, é possível que células do doador de sangue interfiram no resultado do exame podendo trazer um resultado falso de sexo masculino para o bebê. 

O exame funciona para grávidas de gêmeos? 

O exame de sexagem fetal pode ser realizado por grávidas de gêmeos, no entanto, o resultado pode oferecer interpretações diferentes, pois há o caso de gêmeos univitelinos (idênticos) e bivitelinos, quando os fetos não dividem a mesma placenta, confira abaixo:

Univitelinos:

Neste caso da gestação, os fetos compartilham o mesmo DNA, e sendo assim terão o mesmo sexo, pois são idênticos. O exame de sexagem fetal irá diagnosticar o sexo de ambos os bebês. 

Bivitelinos:

Nesta situação o exame pode ser um pouco menos eficaz, pois os fetos não dividem a mesma placenta e DNA. Os bebês podem não ter o mesmo sexo e terão características físicas diferentes. 

Lembrando que o exame de sexagem fetal não oferece nenhum risco à saúde da mãe ou do bebê. Gestações anteriores não interferem no resultado, e este exame também não detecta gravidez, nestes casos é preciso fazer o exame de Beta-HCG. O exame não é capaz de detectar anomalias do bebê.

Gostou das nossas dicas? O exame de sexagem fetal é uma excelente alternativa para quem deseja descobrir o sexo do bebê sem ter que aguardar por muito tempo. Conte com o Laboratório Unidos para fazer o seu exame. Clique aqui e solicite um orçamento.