Ao receber um diagnóstico de triglicerídeos altos é comum que muitas pessoas fiquem com receio e preocupadas, afinal, isso significa que há um excesso de gordura no sangue, podendo causar complicações à saúde.

Por isso, é necessário tomar alguns cuidados e estar atento aos sinais de alerta. Neste conteúdo vamos citar as principais causas, sintomas e tratamento para triglicerídeos altos. Acompanhe!

O que são triglicerídeos altos?

Antes de tudo, é importante entendermos o que são os triglicerídeos. Os triglicerídeos são as principais fontes de gordura e também de reserva de energia do nosso corpo. O problema está nos níveis elevados dessas moléculas de gordura. Por isso, é comum que o problema seja muito confundido com colesterol alto.

Embora ambos sejam gorduras, os triglicerídeos compõem um grupo distinto de moléculas de gordura de densidade baixa, chamado VLDL.

Os triglicerídeos podem ser considerados altos quando estão acima do valor de referência 150 mg/dL, em jejum, podendo causar complicações como doenças cardiovasculares, esteatose hepática (gordura no fígado), inflamação do pâncreas e até mesmo AVC (Acidente vascular cerebral).

Quais são as causas?

A alta estocagem de gordura associada a uma alimentação disfuncional é a principal causa de triglicerídeos altos. Ou seja, quando a ingestão de calorias é maior do que a capacidade de consumo da mesma. 

Além disso, certos medicamentos como corticoides, fatores genéticos e doenças, como o sobrepeso e hipotireoidismo, por exemplo, também podem contribuir para o surgimento dos triglicerídeos altos.

Quais são os sintomas e como é feito o diagnóstico?

Trata-se de um problema silencioso, o qual acaba sendo descoberto e diagnosticado através de exames de sangue. Por isso, os médicos costumam recomendar que exames sejam feitos de tempos em tempos para verificar as taxas de triglicerídeos.

A partir do resultado, o médico aprofunda a investigação para tentar entender o que está por trás dessa condição e qual o tratamento mais adequado.

Como tratar triglicerídeos altos?

Por se tratar de um problema relacionado ao acúmulo de gordura no sangue, a opção de tratamento mais adequada consiste em evitar que esse estoque de energia seja maior do que o que o corpo consegue consumir. Por isso, apostar em um estilo de vida saudável é importante.

Assim, mudanças no estilo de vida sob orientação profissional são a melhor forma de tratar triglicerídeos altos.

6 dicas para evitar triglicerídeos altos

1. Atenção ao peso

Consulte um médico para que ele possa avaliar qual o seu peso ideal, assim, é importante monitorá-lo no dia a dia.

2. Evite alimentos ricos em açúcar e refinados

Além de serem poucos nutritivos, alimentos ricos em açúcar e refinados, como bolachas, refrigerantes, sucos de caixinha e farinhas refinadas podem aumentar essa gordura no sangue.

3. Diminua as calorias

Trocar as calorias por alimentos mais saudáveis e reduzir os excessos é importante, principalmente os beliscos do dia a dia.

4. Opte por gorduras mais saudáveis

As carnes vermelhas são alimentos ricos em gordura. Então, que tal adotar outras fontes de proteínas, como peixe, por exemplo? Eles são ricos em ômega 3, os quais auxiliam no tratamento de triglicerídeos altos. Azeite e castanhas também são opções de gorduras saudáveis.

5. Abandone o sedentarismo

A melhor maneira de comer gordura é colocando o corpo em movimento e consumindo o estoque de energia que os triglicerídeos oferecem. A orientação é que seja feita atividade física pelo menos 3x na semana. Caso não seja possível, 30 minutos por dia já fazem a diferença.

6. Reduza o consumo de álcool

Além de ser rico em calorias e açúcar, o álcool costuma vir acompanhado de petiscos gordurosos e calóricos.

Assim, é recomendável realizar exames com frequência e seguir todas as orientações do seu médico. Lembre-se, não se automedique e não realize autodiagnóstico.  

Conte com o Laboratório Unidos

Há mais de 49 anos, o Laboratório Unidos se dedica a levar saúde e qualidade de vida a todos os nossos clientes, através de exames laboratoriais e um atendimento de excelência.

Aqui no nosso laboratório, também contamos com exames específicos para triglicerídeos altos.

Para agendar o seu exame conosco, entre em contato através do nosso whatsapp (48) 99177.7017 ou pelo email atendimento@unidos.com.br.