Hábitos saudáveis são importantes para garantir uma maior qualidade de vida no verão. Com a chegada da estação mais quente do ano, há alguns cuidados extras que devem ser tomados para garantir a saúde e o bem estar.

Para saber mais sobre os impactos do verão na saúde e como se proteger para aproveitar as férias, continue a leitura deste artigo.

O que muda no verão

O verão geralmente vem acompanhado de férias e recessos, período em que as pessoas desaceleram e mudam totalmente a rotina. Alguns hábitos como a prática de atividades físicas e manter uma alimentação saudável devem continuar nessa estação.

Nesse período, é comum a preocupação com a aparência, e muitas pessoas buscam o bronzeamento da pele através da exposição solar. Quando realizado em excesso, sem os cuidados necessários e em horários em que o sol é mais intenso, esse hábito pode trazer sérios danos à saúde.

Evite o sol entre 10h e 16h

Para aproveitar o sol sem prejudicar a saúde, é importante evitar a exposição solar entre os horários de 10h da manhã até 4h da tarde. Nesse período, há uma maior emissão dos raios ultravioletas, que prejudicam a pele, causando queimaduras que podem causar desde vermelhidão até bolhas.

Os raios solares também podem modificar o DNA das células da pele e desencadear um caso de câncer de pele. O risco é agravado para pessoas que possuem familiares com histórico do câncer.

O período entre o nascer do sol e as 10h é o ideal para exposição ao sol e aquisição da vitamina D. O mesmo acontece após as 16h até o pôr do sol. Em casos em que não há como evitar a exposição solar no período de maior intensidade dos raios ultravioletas, alguns cuidados devem ser tomados, como o uso de protetor solar em toda a área do corpo exposta e o uso de bonés ou chapéus para proteção do couro cabeludo, que também sofre queimaduras.

O protetor solar deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição ao sol, e reaplicado a cada duas horas. É recomendado também um banho com água fria e o uso de hidratantes para a pele após o período de exposição solar.

Mantenha-se hidratado

Manter-se hidratado é importante durante o ano inteiro. Durante o verão, essa preocupação aumenta devido às altas temperaturas, que exigem mais esforço do organismo para manter o equilíbrio da temperatura corporal, eliminando uma maior quantidade de líquidos através do suor.

Não espere sentir sede para beber água e mantenha sempre uma garrafa com você. É recomendado o consumo de no mínimo 2 litros de água por dia.

Existem estratégias para não esquecer da hidratação durante o dia, como o uso de lembretes no celular. Há aplicativos que monitoram o consumo diário de água e fazem o trabalho de lembrar o usuário em determinados horários do dia.

Outras bebidas podem ajudar a manter a hidratação, como a água de coco e os sucos naturais, mas cuidado com o excesso de açúcar nos sucos.

Use roupas leves

A temperatura elevada do ambiente no verão exige roupas que permitam a ventilação. Camisetas com mangas curtas, bermudas, shorts, saias e calçados abertos ajudam a diminuir a temperatura.

As roupas leves, fabricadas com tecidos naturais, como o algodão e o linho, auxiliam na transpiração e regulação da temperatura corporal. Quanto mais fácil para o corpo realizar esse controle de temperatura, menos esforço é exigido do organismo.

Realize atividade física

A prática de atividade física é importante durante todas as épocas do ano, incluindo o verão. Quem já mantém o hábito de praticar exercícios, deve continuar nessa estação.

É importante estar atento aos cuidados com a hidratação, que aumentam em dias quentes, o uso do protetor solar caso a atividade seja feita sob o sol e evitar os horários com maior emissão de raios ultravioletas.

A hidratação durante atividades físicas pode ser feita com água, sucos e bebidas isotônicas, que repõem os líquidos e os sais minerais eliminados pelo corpo através da transpiração.

O verão é um ótimo período para a prática da natação, que além de exercitar o corpo e melhorar a saúde, serve como uma forma de se refrescar.

Mantenha uma alimentação leve e saudável

Os cuidados com a alimentação devem continuar com a chegada do verão. Por serem ricas em água, as frutas e verduras são ótimas opções de alimentos para a estação, pois ajudam na hidratação do organismo.

Alimentos gordurosos, frituras e ricos em sódio devem ser evitados, pois favorecem a retenção de líquidos, aumentando o risco de desidratação.

Procure ajuda médica

Mantenha os exames em dia para aproveitar o verão e o descanso das férias com saúde e bem estar. Caso não esteja se sentindo bem, procure ajuda médica.

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